Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

quinta-feira, 14 de maio de 2020

TRATAMENTO DE RISCOS I

Dando continuidade ao nosso programa de Gerenciamento de Riscos para carteiras de seguro administrada por corretores(as), chegamos ao último estágio que trata do Tratamento de Riscos.
O Tratamento dos Riscos está usualmente dividido em duas partes: A Prevenção e o Financiamento

A Prevenção fica dividida em duas frentes: A eliminação de riscos e a redução de riscos

A eliminação de um risco quando este for verificado que este pode inclusive dificultar a negociação com um segurador deve ser analisado com cuidado e critérios.
Um exemplo: Em alguns tipos de empreendimento a empresa possui um sistema de pintura para acabamento em peças que produz.Dependendo do tipo de pintura, por exemplo com uso de solventes de petróleo ou com secagem em estufas a gás seria de analisar a sua transferência para um terceirizado eliminando assim a dificuldade para com a aceitação junto ao segurador ou até mesmo a redução de custos na contratação.
Quando isto não for possível ou se tornar inviável economicamente, resta-nos a redução do risco.
A redução do risco neste caso pode passar pelo isolamento do risco, como por exemplo o afastamento desta atividade das demais, tornando-o um risco isolado, por exemplo ou um re-arranjo do layout da empresa que permita então uma aceitação ou redução dos custos de contratação.

Próxima Postagem: Tratamento de Riscos: Transferência e Retenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário