Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

segunda-feira, 25 de maio de 2020

TRATAMENTO DE RISCOS II





O Financiamento dos Riscos, etapa final de um programa de Gerenciamento de Riscos, está dividido em duas etapas ou tarefas:

A Transferência que pode ser através de seguro ou pode ser sem seguro:

A Transferência através de seguro é o ápice de todo o trabalho do programa de gestão de riscos que um corretor habilitado busca. Agora com a segurança de que se está transferindo exatamente os riscos identificados no programa bem como exatamente o valor mais adequado, buscando assim uma economia se recursos para o seu cliente/segurado.

A Transferência sem seguro, trata dos riscos que o segurado pode, terceirizar a outras empresas para executá-las, permitindo assim que o risco restante seja mais aceitável ao mercado, por exemplo.

A retenção de riscos dá-se de duas maneiras:

O auto-seguro, utilizado muitas vezes em decorrência de inexistência de aceitação dos riscos por parte do mercado segurador e ressegurador, fazendo com que o cliente promova a guarda de recursos para preparar-se se porventura algum sinistro ocorra e desta forma o cliente disponha de todo ou em parte dos valores necessários para recuperar a situação do evento.

A auto-adoção, é a circunstância que não é desejada, pois indica que o cliente/empresa está assumindo um risco ou série de riscos sem a menor ciência de sua existência, não estando, portanto, preparado para assumir os prejuízos decorrentes de tal situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário