Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

quinta-feira, 7 de maio de 2020

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE RISCOS II

Com a etapa do roteiro de inspeção executado, passamos a conhecer melhor o local bem como os principais riscos/perigos que o cliente está exposto.
Ainda resta uma etapa que a Gerência de Risco coloca a disposição que são as Técnicas de Análise para que se possa detalhar melhor a magnitude do(s) perigos mais evidentes e suas consequências.
Esta etapa, entretanto, é um estágio que não se faz necessário para a gestão de seguro mas sim para a execução de um plano de gestão de risco para o cliente como um todo. Trata-se portanto de uma consultoria a parte.
Como nosso objetivo é a gestão de apólice de seguro compreensivo vamos apenas enumerar e com breves comentários apresentar as técnicas mais simples de uso, que são as qualitativas.

APR ou APP: Análise preliminar de riscos ou perigos tem como objetivo a determinação de riscos e medidas preventivas antes da fase operacional ou se o sistema já se encontra em operação.
TIC: Técnica de incidentes críticos: Tem como objetivo a detecção de incidentes críticos e tratamento dos riscos que representam.Revela os fatores casuais, em termos de erros e condições inseguras que conduzem a acidentes industriais.
As técnicas acima não são as únicas, mas são as mais utilizadas.
Para conhecimento existem ainda:
  • What-if
  • AMFE - Análise de Modos de Falha e Efeitos
  • AAF: Análise de Árvores de Falha..entre outras
Próxima Postagem: Avaliação dos Riscos

Nenhum comentário:

Postar um comentário