Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

EXPLOSÕES - COMO ENTENDÊ-LAS

¨Definição:
¤Resultado de uma reação fisioquímica, na qual a velocidade extremamente alta de tal reação é acompanhada por uma brusca elevação de pressão, devido ao fato de a energia liberada pela reação em cadeia ser feita de um intervalo de tempo muito curto para ser dissipada na medida de sua produção.
Glossário Ilustrado – Inspeção, Regulação e Engenharia de Incêndio de Marco Aurélio Gonçalves de Souza:

        Explosões de Líquidos:(Combustão Rápida)
¤O centelhamento elétrico decorrente de eletricidade estática é a maior causa de incêndios envolvendo líquidos inflamáveis. A presença da eletricidade estática decorre de uma falha que é recorrente: A falta de aterramento.

¤Outras fontes de ignição também podem estar presentes nestes tipos de incêndios tais como a presença de cigarros, aparelhos celulares e rede elétrica e de iluminação. 
Explosões de gás:
¤A explosão tem como mecanismo a distribuição da mistura do gás com o ar em uma proporção e em uma proximidade entre as moléculas do gás de do ar que em qualquer ponto desta mistura, com o aparecimento de uma fonte de ignição, a combustão ocorre e em uma velocidade extremamente alta resultando pelo calor da combustão, uma brusca elevação da pressão dos gases e sua expansão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário