Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EFEITO DA CORRENTE ELÉTRICA NO CORPO HUMANO

As informações que se seguirão apresentam apenas uma estimativa do efeito causado pela corrente elétrica no corpo humano, pois existem variações que levam em consideração cada biotipo.

Entretanto é oportuno observar e entender tais efeitos pois um choque elétrico ou mesmo o efeito de uma descarga atmosférica mesmo que o impacto desta tenha ocorrido a distância, pode causar problemas a saúde humana.
No texto abaixo entende-se C.A. como corrente alternada, ou seja o tipo de corrente elétrica existente nos domicílios, empresas e industrias.


  • Com uma corrente de até 25 mA em C.A., a reação fisiológica é de contração muscular violenta e com problemas respiratórios, podendo haver até asfixia. a forma de salvamento se dá por respiração artificial e com probabilidade final de restabelecimento.
  • Com uma corrente entre 25 a 80 mA em C. A. a reação fisiológia é insuportável, com contrações violentas e asfixia. A consequência é de morte aparente e o salvamento se dá com respiração artificlal, com probabilidade de restabelecimento.
  • Com uma corrente superior a 80 mA em C. A. a asfixia é imediata. Ocorre fibrilação ventricular e ocorrem alterações musculares e queimaduras. Os sinais visíveis são de morte aparente necessitando além da respiração artificial, massagem cardíaca. Necessário uso de desfibrilador para o restabelecimento.
  • Já com uma corrente na ordem de amperes ocorrem queimaduras decorrente do efeito termico, necrose de tecidos e fibrilação ventricular. Os sinais são de morte aparente e dependendo das queimaduras ocorrerá sequelas ou mesmo a morte. Exige além dos tratos básicos um tratamento hospitalar. A recuperação é difícil e pode ocorrer atrofia muscular.

Em uma próxima postagem, vamos apresentar uma forma de proteção já disponível para os acidentes (choques) que ocorrem, em sua maioria, em nossas residências e no dia a dia de nossos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário