Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

quinta-feira, 11 de junho de 2009

EQUIPAMENTO DE BAIXA VOLTAGEM - O QUE É

Apresentamos duas definições para Equipamento de Baixa Voltagem:

Estas são encontradas no livro " INSPEÇÃO DE RISCO E REGULAÇÃO DE SINISTRO" - FUNENSEG

a)Equipamentos eletrônicos: São equipamentos em que a energia não é transformada em energia mecânica , elétrica ou calórica ; possuindo características comuns tais como semi-condutores, e como regra não tem que realizar operações mecânicas.
b)Equipamentos eletrônicos: São aqueles cuja demanda de energia elétrica, em geral é reduzida, tais como instalações de processamento eletrônico de dados, instalações telefônicas , instalações televisoras ou ainda instalações e equipamentos (de análises , microscópios eletrônicos, radio intercomunicação, painéis eletrônicos, calculadoras, sistemas de alarme, equipamentos utilizados em medicina nuclear, equipamentos odontológicos, sistemas eletrônicos de navegação, copiadoras, etc..).
Tais equipamentos são alimentados, portanto com tensões (voltagem) inferior a tensão nominal da rede, ou seja 110V ou 220V, que alimentam nossas casas e empresas. A tensão nominal da rede ingressa no equipamento, mas é rebaixada para operar normalmente em 12V , 5V e até mesmo em corrente contínua de -12V , +12V, -5V e +5V, tornando estes equipamentos sensíveis a oscilações, estas chamadas de "surtos eletrônicos".
Uma cobertura de seguro específica surgiu no mercado segurador chamada de "Equipamentos eletrônicos" ou "Equipamentos de Baixa Voltagem" cujo objetivo visa atender a estes tipos de equipamentos e suas avarias, dissociando portanto da cobertura tradicional de "Danos Elétricos", onde até então tais equipamentos encontravam acolhimento quando de sinistros cobertos.

Um comentário: