Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Explosão de líquidos inflamáveis | Mulher fica ferida após explosão em restaurante em Canela


Mulher fica ferida após explosão em restaurante em Canela

Vítima precisou ser transferida para Porto Alegre, em estado grave

O texto abaixo relata um grave equívoco que infelizmente é praticado por muitos. A manipulação de substâncias inflamáveis sem o devido cuidado:

"Uma mulher ficou gravemente ferida no começo da tarde desta sexta-feira, após a explosão de um buffet de comida em um restaurante na rua José Velho Corrêa da Silva, bairro São José, em Canela, na Serra gaúcha. Com queimaduras em 80% do corpo, a vítima foi encaminhada pelos bombeiros ao Hospital de Caridade de Canela. Em função da gravidade dos ferimentos, ela precisou ser transferida para o Hospital Cristo Redentor, de Porto Alegre.

O acidente ocorreu quando ela reabastecia o fogareiro. O marido tentou ajudar e acabou ferido também. O incêndio foi controlado com extintores pelos funcionários do próprio restaurante. O homem sofreu queimaduras leves nas mãos e braços. O casal é proprietário do estabelecimento. O marido da vítima também sofreu queimaduras leves nas mãos e braços. O casal é proprietário do estabelecimento.

Segundo o tenente Clodoaldo Teixeira, comandante do Corpo de Bombeiros de Canela, o estabelecimento utilizava etanol nos fogareiros que aquecem as cubas que armazenam a comida.

“O material ficava armazenado em dois galões de cinco litros. Além de forma de armazenamento, o uso do produto para manter aquecidos os recipientes é indevido. O etanol evaporou, formou uma espécie de nuvem e acabou explodindo”, resume o tenente." ( Fonte : Site : www.correio do povo.com.br)

Os equívocos:
1.- Etanol é combustível veícular não pode ser usado em aquecimento.
2.- As quantidades manipuladas são incompatíveis com a forma de uso: alimentar fogareiro de um rechaud .

O procedimento correto:
1.- Retirar o fogareiro que deve ser reabastecido e levá-lo para fora do ambiente com muitas pessoas.
2.- Utilizar álcool gel a 72° GL, que por ser gel não volatiliza com rapidamente e não provoca a explosão de líquido relatada.