Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

METEOROLOGIA - "MICRO-EXPLOSÃO"

Com alguma frequência observamos na mídia o termo "micro-explosão" relacionado a fortes temporais muitos destes atingindo o estado do Rio Grande do Sul.

Nosso objetivo com esta postagem é buscar esclarecer, do modo mais didático possível, o referido termo, mais precisamente tentando evitar as confusões que leigos normalmente fazem com o termo "explosão".

Nosso objetivo é apresentar algumas definições obtidas em bibliografias da área, não pretendendo mais do que isto uma vez que não possuímos formação na área.

O livro Dicionário prático de ecologia de Ernani Fornari Neto e outros, define o termo micro-explosão como: "Denominação informal dada por meteorologistas ao fenômeno que ocorre como resultado do confronto entre massas frias e quentes, originando ventos muito fortes. Estes ventos iniciam-se em altitudes entre 1000 m e 1200 m e, ao cair, registram na superfície velocidades de até 300 Km/h. Ao Contrário dos ciclones, não giram e sopram no mesmo sentido, abrindo-se em forma de leque."
Podemos facilmente concluir que o que difere o ciclone ou mesmo um tornado de uma micro-explosão é a forma com que o vento atinge o solo; o primeiro girando e o segundo é unidirecional sob a forma de um leque.
Se formos até o Glossário Ilustrado de Marco A. G. de Souza, verificamos que o verbete explosão é definido como:
" Resultado de uma reação físico-química, na qual a velocidade extremamente alta de tal reação é acompanhada por uma brusca elevação de pressão, devido ao fato de a energia liberada pela reação em cadeia ser feita num intervalo de tempo muito curto para ser dissipada na medida de sua produção."
Baseado nestas definições, podemos facilmente identificar tres diferenças básicas entre a explosão e a micro-explosão.
A micro explosão é um fenómeno meteorologico, com ventos unidirecionais e ocorre a pressão atmosférica.
A explosão é um fenómeno físico-químico, a expansão dos gases se dá de maneira multi-direcional e o evento ocorre a pressões superiores a pressão atmosférica.
Se pesquisarmos na Enciclopédia Britânica, possível inclusive pela internet, vamos verificar que o nome dado ao fenômeno, nada tem com "explosão". O termo MICROBURST é o termo dado aos ventos não ciclonicos. O que ocorreu foi uma livre tradução do termo para o português gerando o termo MICRO-EXPLOSÃO.