Contatos: selecta@cpovo.net / 51-998415-5261

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

EXPLOSÃO DE GÁS - GLP









Segundo a definição do Glossário Ilustrado de Marco Aurélio Gonçalves de Souza e editado pela FUNENSEG, podemos definir Explosão como:







Resultado de uma reação físico-química, na qual a velocidade extremamente alta de tal reação é acompanhada por uma brusca elevação de pressão, devido ao fato de a energia liberada pela reação em cadeia ser feita num intervalo de tempo muito curto para ser dissipada na medida de sua produção.

O efeito, como pode ser observado nas fotografias anexadas é devastador.

A explosão pode ocorrer sem a produção de chama aberta ou seja gerar um incêndio como consequencia, como nas fotos acima. Os danos se deram por uma brusca elevação da pressão produzindo o arrancamento da estrutura do telhado e a destruição, por fragmentação, de todo o interior do prédio.

Os eventos mais comuns de explosão de gás doméstico ou GLP são por conta dos botijões P13 ou botijões de 13 Kg. Onde o rompimento de um plugue de segurança, chamado também de plugue fusível, promove a expulsão de todo o conteúdo para a atmosfera, evitando-se com isto a explosão cujos danos e prejuízos são mais severos. O referido plugue fica próximo a válvula do botijão.

Mas o que motiva o rompimento do plugue?

Quando instalamos o botijão ao lado do fogão, encostado ao forno, portanto, o calor gerado por este pode provocar o rompimento do plugue, pois este dispositivo está ajustado para atuar quando a temperatura se eleva, "interpretando" a existência de fogo quando o calor gerado pelo forno o está produzindo. Quando instalamos uma válvula reguladora de pressão com uma mangueira de baixa qualidade e ainda a fazemos passar por trás do fogão. Esta pode se romper com o calor, gerando desprendimento de gás e na sequência chama que por sua vez atinge o plugue rompendo-o.

Por este motivo que as normas existentes proíbem a instalação destes botijões junto aos fogões.








Sinistro de Queda de Granizo - Análise







Vamos fazer uma abordagem quanto ao evento Queda de Granizo e suas características no que se refere a cobertura técnica e ao fenômeno propriamente dito:


Uma definição de GRANIZO: São precipitações de cristais ou grãos de gelo transparentes ou translúcidos, apresentam ainda forma irregular ou esférica e com diâmetro superior a 5 mm.



O risco as estruturas, vidas humanas, agricultura e pecuária está vinculado diretamente ao diâmetro do grão ou pedra de gelo.


Como curiosidade, um granizo de 8 cm de diâmetro e com 70g de peso, cai a aproximadamente 48m/s ou seja 172 Km/h.


Uma análise quanto a cobertura técnica:


Os prejuízos provocados pela precipitação de granizo ocorrem de duas formas:


A primeira quando a ocorrência de granizo miudo mas em grande quantidade que provoca a obstrução de calhas e tubulação de escoamento de água da chuva. Isto faz com que a água de chuva não tendo o seu escoamento natural transborde e migre para o interior das estruturas provocando a molhadura de móveis, utensílios, mercadorias e maquinário bem como danos a forros e instalações elétricas. Evento normalmente coberto pelas apólices de seguro do mercado.

A segunda forma de dano, deve-se ao diâmetro mais avantajado da pedras, provocam perfurações em telhados e forros, veículos e até mesmo animais que se encontram desabrigados.

Nas duas fotografias apresentadas ao alto desta matéria apresentam os dois tipos de danos provocados pelo granizo.